terça-feira, 8 de setembro de 2015

Patriotas


7 de setembro de 1822, subindo a serra voltando de Santos o jovem D. Pedro I decide parar para abastecer seu cavalo com água de um riacho pouco conhecido chamado Ipiranga. Exausto nervoso e com dor de barriga, naquele momento o mensageiro o encontra e lhe entrega 3 cartas, uma era de seu pai o Rei, mandando ele voltar para Portugal e reduzir novamente o Brasil a uma mera colônia, o que seria ruim para ele e para os Brasileiros. Aflito ele abre as outras duas cartas que eram do seu melhor amigo José Bonifácio e da sua mulher Maria Leopoldina que resumidamente diziam: "Para de ser fantoche na mão de Portugal, dá o que o Partido Brasileiro quer, declara independência, vira imperador e deixa de ser trouxa!" bjs! flws! Pela primeira vez D. Pedro I ouviu a REAL.

Talvez ele estivesse com medo das consequências, mesmo assim as margens daquele mero riacho, Pedro faz um discurso declarando a independência do Brasil, palavras como "Independência ou Morte" ecoam por todas as províncias Brasileiras, dividindo as milícias entre quem era a favor ou contra Portugal. -"Mas não temos um exercito brasileiro formado Bonifácio, não temos armas, nem marinha de guerra para lutar. 

- Não tem problema Pedrão, vamos contratar mercenários, vamos importar armas e navios dos ingleses, coloca tudo na conta do Brasil até estourar o limite do cartão!"

E pronto! Lá estava o que seria o primeiro exercito imperial do Brasil, para lutar a nossa Guerra da independência, Portugueses, Brasileiros, Negros, Índios, Britânicos, Mercenários da Europa em geral, todos lutando pela mesma nação, uns por dever militar, outros por suas casas, outros por serem escravos e outros por dinheiro, porém ali já tínhamos a essência do que é o povo Brasileiro hoje, povos e culturas diferentes, lutando pelo mesmo Brasil, sob a mesma bandeira, lado a lado, vencendo de batalha em batalha, derramando seu sangue de estado em estado, para nos dias de hoje eu e você desfrutar de liberdade. 

O por quê de você não ter conhecido essa história na escola? Porque histórias que engrandecem nosso próprio país pode nos fazer gostar demais dele, a ponto de virarmos patriotas. Quanto menos a gente gostar do nosso país, mais fácil de sermos roubados e manipulados e não darmos a minima para isso.
Homem a Caráter

Nenhum comentário: