quinta-feira, 8 de outubro de 2015

História do Coral Jovem da Igreja Mãe da Assembleia de Deus

Sempre é bom sabermos de onde vem as nossas raízes e porque não conhecer um pouco mais da história da nossa igreja? É por isso que resolvemos contar para vocês um pouquinho da história do Coral de Jovens do Templo Central. Uma breve apresentação para os que ainda desconhecem o surgimento e o trabalho dos coristas. 

Então segue aqui um resumo histórico...
Picture


Início 


Até o ano de 1965 nas igrejas da Assembleia de Deus em Belém, não existiam corais voltados especificamente para jovens (na época chamados de “mocidade”), e até então, o coral formado era para adultos, o nosso Conjunto Coral da AD. Mas neste mesmo ano o irmão Astrogildo Piedade, que cooperava na igreja da AD na Av. José Bonifácio sugeriu a criação de um, seu trabalho começou a dar certo e logo formaram 10 grupos de coristas. Ensaiavam separadamente, mas quando eram convidados pelo Maestro Filinésio Soares reuniam-se para ensaios coletivos. 


Esta organização foi mantida até dezembro de 1965, quando por decisão ministerial as atividades foram suspensas.

1º Apresentação 
E foi no 1º Congresso de Mocidade que reuniram os jovens de todas as Congregações de Belém, formando um só “Coral de Mocidade”. No dia 11 de setembro de 1966 o coral de mocidade do Templo Central foi consagrado, nesta época nascia um grupo de jovens que seria considerado “o celeiro do coral geral”. Entre os diversos maestros que estiveram a frente dos jovens ao longo de toda a sua história destacamos, o também fundador, maestro Filinésio Soares que até este ano de 2015 no auge de seus “80 e poucos anos” ainda está a frente do coral de adultos/geral da Assembleia de Deus em Belém. 

No ano de 1989 por decorrência de várias solicitações o nome “Conjunto jovem” foi dado ao Coral da Mocidade. O objetivo desse Coral era o de evangelizar por meio dos louvores, participando de Ações evangelísticas e substituía o Coral geral da Igreja quando eles não podiam estar presentes.
Picture
Nome do Coral de Jovens 

Qual o nome do “Coral de Jovens”? O Coral de Jovens e o Conjunto Coral da Assembleia de Deus não possuem um nome específico por se tratar de uma formação que pretende representar toda Belém. Por isso, durante as comemorações do aniversário do Conjunto Coral são convocados diversos coristas, formando assim o Coral Geral, que reúne jovens e adultos de todas as Congregações de Belém. 


Por que “Celeiro do Coral Geral”? O Coral da Mocidade - hoje Coral de Jovens - é considerado o “celeiro” do Conjunto Coral, pois quase sem exceção todos os jovens que integraram a mocidade passaram para o Conjunto Coral, e até os dias de hoje temos membros das primeiras formações que contam as histórias da trajetória de evangelismo e louvores.

Imagem
Quando aconteceu o “1º Congresso de Mocidade”? 
Durante o 1° Congresso da Mocidade do Estado do Pará, o Coral apresentou-se com a banda de música, cantando o hino de n° 300 da harpa cristã, com arranjo do Maestro Filinésio. Esta apresentação foi a primeira vez que cantavam com banda de música. 
Nesta primeira apresentação do Coral, 225 coristas estiveram presentes e a regência também foi do irmão Filinésio que teve como auxiliadores Manoel Lopes, José de Aragão Neves e Josebilson Rocha da Silva. 
O maestro atuou no Coral por 22 anos, e em 1988 ele passou o cargo para os demais regentes que trabalhariam ativamente. 
Já regeram o Coral de Jovens: Rosemiro, Onilson, Jason e Raquel Veiga, Isac Almeida, auxiliado por Valéria Carvalho, Lídia Mota e atualmente Marcos Matos.

Nenhum comentário: