segunda-feira, 5 de outubro de 2015

As Eleições para o Conselho Tutelar foi anulada em toda Belém, pois houve muita confusão e duplicidade de voto.

Eleição para conselhos tutelares é anulada (Foto: Fernando Araújo / Diário do Pará)

As eleições para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Belém foi cancelada devido a fraudes no processo de votação. O pleito estava sendo organizado pela Prefeitura de Belém, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) e acompanhado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPE). Segundo o promotor da Vara da Infância e Juventude, do Ministério Público do Estado (MPE), José Maria da Costa Lima Junior, houve erro de operacionalização por parte do Comdac, o que ocasionou uma série de problemas, principalmente de eleitores que votaram várias vezes. 

O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdac), Heraldo Coelho, informou que desde às 8h, horário de início das votações, a instituição já recebia denúncias de votos duplicadas, sistema de urnas fora do ar, falta de luz e até escolas fechadas. “O Comdac não tinha estrutura para fazer as eleições sozinho. Em Belém, que tem oito Conselhos Tutelares, não teve estrutura”, ressaltou o promotor José Costa Junior.
FALHA
A prova disso ocorreu com os eleitores que votaram mais de uma vez no mesmo candidato. O promotor explicou que a falha se deu porque, em algumas escolas, o computador que fazia a triagem dos eleitores estava longe das urnas. Após ser habilitado a votar, o cidadão tinha total liberdade de percorrer outras sessões até chegar à dele e conseguir votar. E não havia nenhuma fiscalização pelos corredores.
O problema ocorreu ainda por causa das urnas utilizadas, que só continham um chip referente às informações dos candidatos. “Diferente das eleições para governador e prefeito, essas urnas não tinham o chip com o cadastro do eleitor para votar só naquele equipamento, ou seja, ele podia votar no qual ele quisesse e ainda repetir o voto”, explicou. Ainda de acordo com o promotor, o MPE foi informado às 11h pelo Comdac que as eleições haviam sido canceladas. 
A previsão de uma nova votação é o fim de novembro. O presidente do Comdac informou que processo eleitoral não será prejudicado. “A posse dos conselheiros está prevista para 10 de janeiro. Não haverá nenhum prejuízo”, diz ele. Devido ao cancelamento do processo de eleição, não foi possível contabilizar o número de votos.
(Renata Paes e Pryscila Soares / Diário do Pará)


Enfim em casa... Depois de um dia cheio. Cheio de trabalho, barraco, de injustiça, corrupção, fraudes e más intenções. 

Ser fiscal de uma das eleições que, particularmente, considero super importante tem suas vantagens. Ver de perto a barganha. É incrível a quantidade de pessoas corruptíveis, é incrível como a população lida com o seu direito de votar. 

Não é novidade que votam por seus próprios interesses, mas votar 4 vezes em uma única escola é muita falta de cidadania (pra não dizer outra coisa). Isso sem contar das pessoas que saiam de uma escola e iam para outra votar novamente. Sem falar das provocações dos eleitores, como se tivéssemos culpa de toda essa onda de desorganização. É ridículo. É vergonhoso. É feio. É desonesto. É humilhante. É um sentimento de impotência. É o Brasil, minha gente! 



Eleição para conselhos tutelares é anulada, as novas eleições aconteceram no dia 29 de novembro. Agradeço a Todos que me apoiaram, principalmente os que passaram o dia comigo, vocês nos fizeram não desistir. Que Deus os recompense. Muito Obrigado.
Rodrygo Gonçalves

Nenhum comentário: