quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Observando o Texto - Atos 1: 8

                                        
“Mais recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e samária, e até os confins da terra.”

Este texto confronta-nos com o princípio da prioridade. Na obra de expansão do Reino entre as gerações até aos confins da terra lidamos com uma tarefa multifacial e é, portanto necessário refletirmos sobre o conceito da prioridade no ensino missiológico de Cristo.

Chronos’ é o termo utilizado para ‘tempo’ no versículo 6 para a pergunta dos discípulos a Jesus: “... lhe perguntavam: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel ?” A pergunta era absolutamente escatológica pois ‘Chronos’ refere-se ao tempo humano, linear. Era uma pergunta sobre a agenda dos últimos dias. O que estes discípulos, de forma unânime, perguntavam era qual seria o dia, mês e ano da restauração do Reino a Israel.

A forma como esta pergunta foi elaborada mostra a distorção doutrinária daquilo que foi o centro dos ensinos de Jesus no último ano de seu ministério: o Reino de Deus. Quando eles perguntam: “será este” – ‘touto’ – indica que eles esperavam uma restauração imediata com objetivo definido, um rompante de Deus intervindo no mundo da forma como existia na época; “que restauras” - ‘apokathistaneis’ – aponta para uma reconstrução nacional política e o complemento ‘a Israel’ dá um tom político/territorial, a independência de Israel.

Voltando à pergunta inicial: “será este o tempo” do versículo 6 entendemos que o texto poderia optar entre duas possibilidades mais comuns para compilar a resposta de Jesus no versículo seguinte quando o Mestre enfatiza que “não vos compete conhecer tempos ou épocas”. Para a expressão ‘tempos ou épocas’ o texto poderia utilizar a mesma expressão encontrada no versículo 6: “Chronos”. Desta forma Ele estaria dizendo que não era da competência dos discípulos conhecer o ‘tempo humano’ – dia, mês e ano – em que o Reino seria restaurado. Assim Jesus condicionaria o assunto escatológico a um plano humanamente inteligível.

Outra opção textual seria a utilização do termo ‘Kairos’ para ‘tempos ou épocas’ na resposta de Cristo e assim estaria falando que ‘não vos compete conhecer o tempo de Deus’ pois ‘Kairos’ é o termo no Koinê largamente utilizado para ‘tempo divino’: o tempo que regia o Olimpo, “os fatos e acontecimentos que assinalavam um momento certo ou errado de algo acontecer” nas palavras de Tertúlio Conico. Desta forma Jesus estaria dizendo que não era da competência dos discípulos conhecer o ‘tempo de Deus’, o momento apropriado na economia do Pai para que o Reino chegasse.

Para nossa surpresa textual a expressão ‘tempos ou épocas’ no versículo 7 utiliza ambos os conceitos: ‘chronous kai kairous’ – o tempo humano e o tempo divino e com isto o texto afirmava que a prioridade de Jesus não era escatológica: os últimos dias, os eventos finais, a consumação dos séculos; mas sim missiológica quando o versículo 8 inicia com a expressão ‘mas recebereis...Ou seja, em contraposição ao que foi falado anteriormente, o cerne do ensino é: “... recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas”. Com estas palavras Jesus escolhia enfatizar o seu ensino sobre o Reino de Deus: Ele criara uma Igreja para espalhar a Sua Palavra a todos os povos, em todas as gerações, até que o Senhor venha.

Ronaldo Lindório 

Nenhum comentário: