terça-feira, 18 de junho de 2013

Protesto termina com elogios entre PMs e manifestantes

Cerca de 13 mil pessoas protestaram pelas ruas de Belém Foto: Filipe Faraon / Especial para Terra

Cerca de 13 mil pessoas protestaram pelas ruas de Belém

Foto: Filipe Faraon / Especial para Terra  
Terminou sem tumulto a manifestação de pelo menos 13 mil pessoas em Belém, no Pará, na noite desta segunda-feira. Foram duas horas de concentração e três horas de caminhada com gritos de ordem com várias reivindicações, a maior parte relacionada à corrupção. Apesar de momentos de tensão, tudo terminou com elogios mútuos entre manifestantes e Polícia Militar. Na próxima quinta-feira, haverá outro protesto semelhante.

Durante a manifestação, cada grupo escolheu o motivo do seu protesto Foto: Filipe Faraon / Especial para Terra

Durante a manifestação, cada grupo escolheu o 
motivo do seu protesto
Foto: Filipe Faraon / Especial para Terra
Em vez de lutar contra aumento de passagens de ônibus, como em São Paulo e Rio de Janeiro, os paraenses protestaram contra uma obra inacabada em Belém, o BRT (Bus Rapit Transit). Durante o trajeto, no entanto, a maioria dos gritos eram relacionados a outros temas. Cada grupo tinha seu alvo: construção da usina de Belo Monte, Proposta de Emenda Constitucional 37 ou gastos pela Copa do Mundo.

Na hora marcada, às 16h, as pessoas começaram a se encontrar na Praça do Operário, em frente ao Mercado de São Brás. As três horas de caminhada pela avenida Almirante Barroso e o fim do movimento no Entroncamento foram cumpridos à risca, sem que houvesse surpresa para os policiais. "Foi pacífico, sem incidentes. Nossa avaliação é positiva", diz o major Leno Carmo, assessor de imprensa da corporação. Só após o balanço completo da operação será divulgado o número de detidos. "O que teve de incidente foi pontual, pessoal, nada relacionado com o movimento em si", esclarece.



Para manifestantes e para a polícia, o principal motivo para a tranquilidade do manifesto foi o planejamento cuidadoso. Uma reunião com quase mil pessoas realizada ontem decidiu horário, trajetos e outros detalhes. No início da tarde de hoje, uma comissão se encontrou com representantes da Polícia Militar e de outros órgãos públicos para acertar os ponteiros. Defensores públicos se propuseram a intermediar o diálogo e participaram de todo o trajeto. O promotor Harrison Bezerra lutou contra a PEC 37. "Todo mundo aqui tá indo contra a corrupção, mas se essa PEC sair e tirar o poder do Minstério Público vai haver consequências terríveis", explica o promotor.

Fonte: terra

Finalmente nosso povo saiu para as ruas, Chega de apenas falar é hora de agir.

Pr Rodrygo Gonçalves

Nenhum comentário: