terça-feira, 17 de novembro de 2015

A responsabilidade é nossa, da igreja!

                                                                                         Por Rodrygo Gonçalves
Quantos Missionários tem ido a campo sem apoio, sem sustento e sem cobertura de oração? Quantas igrejas têm ignorado o “ide” e deixado de apoiar, sustentar e cobrir missionários em oração?
Pessoalmente, é bem difícil falar desse assunto, pois me preparei para ser missionário em tribos indígenas (2008 e 2009), fui reconhecido como missionário pela igreja, meu pastor que era “limitado”, pois era apenas pastor de adolescentes, me ofertou a passagem, mas só pôde de ajudar com isso, e fui! Mas por vários motivos voltei e não fui mais por falta de apoio da igreja. Hoje sou pastor de jovens e quero fazer pelos missionários aquilo que não fizeram por mim.
A bíblia deixa bem clara a responsabilidade da igreja de cumprir o “ide” em todas as Nações (Mc 16: 15; Mt 28: 19), se pensarmos a igreja como instituição e templo, ela jamais alcançará uma outra nação. Mas o Apostolo Paulo nos mostra a igreja como um corpo que possui vários membros (1 Co 12: 12-27), pensando dessa forma é possível enviar um membro desse corpo para representar a igreja no cumprimento do “ide” a uma outra nação. 
O Apostolo Paulo foi enviado pela igreja de Antioquia (At 13: 1-3) e na carta aos romanos fala a eles sobre a importância do envio: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? (Rm 10: 14, 15 grifo meu).
É responsabilidade da igreja não apenas reconhecer (como fizeram comigo), mas enviar! Ou seja, dar apoio em todas as áreas necessárias, tanto financeira quanto espiritual, cuidar como um membro do corpo em tudo: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele” (1 Co 12: 26 grifo meu).
Sei que existem muitos missionários que vão ao campo sem apoio da igreja, muitas vezes sem preparo nenhum, não os culpo, pois na maioria dos casos é a igreja que não se importa com missões transculturais, pois só trazem custos, investir em um missionário “é investimento sem retorno” se pensarmos de forma humana. A maioria das igrejas de hoje querem evangelizar pessoas para serem membros de suas igrejas, transformando-se em dizimistas e ofertantes, esquecem que a prioridade é onde o evangelho ainda não foi anunciado (Rm 15: 20).
A pior de todas as situações é quando a igreja envia o missionário e o abandona no campo, o missionário vai com tanta esperança, acreditando nas promessas de apoio financeiro e espiritual, mas quando está lá é esquecido. Infelizmente isso tem sido mais comum do que imaginamos. O corpo deixa um membro morrer!
Não é saudável um missionário ir ao campo sem apoio de uma igreja, mais a omissão e abandono da igreja tem feito a exceção virar regra! Precisamos refletir e renovar nossa mente quanto a missões.

Nenhum comentário: