quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Apóstolos e profetas

Este é um discernimento que pode dar direção para a caminhada e o chamado de muitas pessoas no Reino de Deus. Serve para a compreensão porque Deus une Apóstolos e Profetas. 

Está baseado no texto de Efésios 2:19-21 "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito".

Normalmente lemos este texto e concordamos com ele, mas não sabemos exatamente o que ele quer dizer. O que são os fundamentos sobre os quais somos edificados? Normalmente só ouvimos a perspectiva histórica, da base colocada pelos primeiros apóstolos e profetas, e nunca ouvimos que este ministério vale também para os dias de hoje. Neste sentido preciso destacar alguns pontos.

1. PEDRA ANGULAR
- É a base de tudo, de onde tudo emana, somos edificados sobre Jesus, sobre a sua vontade, sobre o relacionamento com ele.

- Paralelos são os termos: REINO DE DEUS, EVANGELHO DO REINO (x Evangelho da Salvação), Vontade do Rei

- Sem ele, construimos outros reinos, mas não o Reino de Deus.

2. FUNDAMENTOS
- Que são fundamentos? Base sem a qual a construção balança e cai. Não aparecem.

- Apóstolos e profetas devem construí-la juntos, pois apóstolos sozinhos são como flechas que vão, e vão e vão, e profetas sozinhos são como rodas girando em falso, mas ao se unirem a produtividade dos dois aumenta desproporcionalmente.

- Devem trabalhar com discernimento e submissão mútua e voluntária, fazendo o quê? Construindo os fundamentos organizacionais e pessoais que seguem.

2.1– Identidade e Propósito (destino final) – Devem trazer clareza sobre a identidade das pessoas, quem elas são e quais propósitos Deus tem para sua vida. Devem trazer clareza sobre a identidade da Igreja como edifício de pedras vivas, templo santo no Senhor, e sobre quais são os propósitos de sua existência, sua missão.

2.2- Visão – Para onde devemos ir? O que devemos fazer? Qual a visão de futuro que Jesus nos deixou? O Reino de Deus sendo implantado entre nós hoje e também no futuro. Os apóstolos e profetas devem buscar de Deus e trazer para cada situação, grupo ou organização quais a visão motivadora que leva seu povo para os alvos que ele estabelece.

2.3- Planos – Como vamos chegar lá? Que opções temos? Como e quando devemos ir? Quem precisa fazer o que? Planejar faz parte da tarefa de apóstolos e profetas.

2.4- Estrutura Necessária – Estrutura organizacional – que tipo de dons ou ministérios (pessoas) são necessários? Que estrutura organizacional é necessária? Que tipo de estrutura física? Apóstolos e profetas gostam de estruturar e organizar.

2.5- Recursos Necessários – Em função dos objetivos e necessidades.
- Pessoas – quem Deus escolheu para a tarefa? Quem tem o perfil?

- Dinheiro, bens – como funciona o Caixa do Reino de Deus? Como ele financia seus interesses? Deve estar claro e organizado.

3. RESULTADOS DECORRENTES (versículos 21 e 22)
- Edifício bem ajustado– Lembra peças do relógio. Cada pessoa em seu lugar, fazendo aquilo que Deus lhe destinou fazer. Tudo funciona.

- Cresce para templo santo no Senhor – Cresce porque há base, fundamentos, porque está tudo ajustado, porque os apóstolos e profetas cumpriram sua tarefa.

- Edificada Sobre esta base os outros ministérios constroem. O Evangelista vê que está tudo preparado para que possa trazer sua palavra e para que os novos convertidos sejam ensinados e pastoreados e então seu ministério floresce. Os pastores e mestres ficam felizes pois podem exercer seu ministério sem se preocupar com a organização e o evangelismo. Podem se dedicar ao que fazem melhor, cuidar das pessoas. Os ministérios fluem, porque cada um faz sua parte. A Casa de Deus é restaurada e cresce como edifício bem ajustado.

É um discernimento muito claro sobre nossa tarefa. Certamente o Senhor nos deu os dons para colocar fundamentos para pessoas e organizações e teremos alegria em servir aos outros com estes dons.

Gerhard Fuchs
Fonte: http://renas.org.br/2012/10/10/apostolos-e-profetas/

Nenhum comentário: