No próximo sábado, 18, faltarão exatamente 500 dias para o aniversário de 500 anos desde que Martinho Lutero afixou suas 95 Teses na porta da Igreja do Castelo, em Wittenberg, Alemanha.
Para celebrar a data e iniciando os preparativos, a Comissão dos 500 anos, formada em 2011, que reúne as duas maiores igrejas luteranas do Brasil: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), convocaram todas as igrejas luteranas do Brasil para celebrarem a data no próximo fim de semana (18 e 19 de junho).
“A proposta é que as congregações luteranas da IECLB e IELB da mesma cidade se reúnam em uma praça movimentada, um calçadão ou parque para divulgar o que é o luteranismo e no que cremos, como herdeiros da Reforma Luterana que somos”, diz a carta enviada às igrejas. O documento também sugere que as igrejas apresentem à população ações desenvolvidas em áreas como ação social e literatura, além de convidarem autoridades locais para eventos públicas e divulgarem isso nas mídias locais.
Algumas igrejas já divulgaram o que pretendem fazer neste fim de semana para marcar a contagem regressiva. É o caso das Igrejas Luteranas em Campo Bom (RS), em Cacoal (RO) e do Distrito Luterano Paulista e o Colégio Luterano São Paulo, na capital paulista.
A Comissão dos 500 anos produziu um vídeo com um resumo de 1 minuto sobre o conteúdo histórico da Reforma. Confira-o abaixo:
O selo comemorativo dos 500 anos curiosamente não usa o termo “Reforma Protestante”, mas sim “Reforma Luterana”.
Acesse este link para acompanhar outras notícias das igrejas luteranas sobre as comemorações da Reforma.
Fonte: http://www.ultimato.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário