Jesus se reunia com seus discípulos, pouco antes
de ser elevado aos céus, e responde a estes sobre os sinais que antecederão a
sua vinda (v.3). Após dissertar sobre evidências mais cosmológicas (guerras e
rumores de guerras, a partir do verso 6) e eclesiológicas (perseguição e falsos
profetas, a partir do verso 9) Jesus lança uma evidência puramente missiológica
dizendo que "será pregado o
Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então
virá o fim".
O verbo grego do qual traduzimos "e
será pregado" tem como raiz kerygma,
uma proclamação audível e inteligível do
Evangelho, paralela à martyria
que evoca um sentido mais pessoal, de testemunho
de vida. Esta ação kerygmática aponta para o fato de que o Evangelho
será pregado de forma compreensível para aqueles que o ouvem. O "mundo"
aqui exposto no texto é a tradução de oikoumene
que aponta para "mundo habitado". A idéia
textual, portanto, não é geográfica, territorial, mas sim demográfica, onde há
pessoas, mostrando que este Evangelho do Reino será pregado kerygmaticamente,
inteligivelmente, em todo o mundo habitado. A forma de isso acontecer,
segundo o texto, é através do testemunho a todas as nações. Podemos traduzir o
"para testemunho" por "através do testemunho"
usando uma ótica mais literal para a preposição. A raiz do termo "testemunho"
aqui utilizado é martyria que nos
ensina que esta ação proclamadora, kerygmática, do Evangelho acontecerá através
de uma Igreja martírica, que tenha o caráter de Cristo. Ou seja, apenas
os salvos pregarão este Evangelho do Reino. Apenas a Igreja, de fato, redimida,
cumprirá a missão.
Cristo finaliza a frase dizendo que o testemunho
chegará a todas a nações, onde traduzimos o termo ethnesin, de ethnia,
para nações,
ou seja, grupos lingüistica e culturalmente definidos. Poderíamos parafrasear
o verso 14 dizendo que "o Evangelho do Reino será proclamado
de forma inteligível e compreensível por todo o mundo habitado, através do
testemunho martírico, de vida, da Igreja, a todas as etnias definidas".
A frase final nos diz que "então virá o fim" e
"fim" aqui (telos) aponta
para a volta do Senhor Jesus, ligada comumente à sua parousia, seu retorno.
Portanto creio que o perfil da Igreja que Jesus
tinha em mente era justamente um grupo de salvos com postura martírica e
kerygmática. Que ama o Senhor e o anuncia ao mundo. Que testemunha com sua vida,
mas também elabora teologicamente a mensagem a ser pregada. Que tem ação
evangelística e se preocupa com o conteúdo desta mensagem.
Ronaldo Lindório
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