Programação
Conteúdo Programático
Primeiro Dia
Data de gravação: 22/06/2015
Professores: Heber Campos, Tiago Santos e Sillas Campos
Segundo Dia
Data de gravação: 23/06/2015
Professores: Deepak Reju e Franklin Ferreira
Terceiro Dia
Data de gravação: 24/06/2015
Professores: Gilson Santos e Deepak Reju
Temas das Aulas
DEEPAK REJU
Aula 1 – Onde Começamos?Antes de começarmos o processo de aconselhamento, quais são nossos alvos e o que mais precisamos considerer?
Aula 2 – O Encontro Inicial – parte 1
No encontro inicial, começamos estabelecendo uma conexão inicial e explorando a demanda.
Aula 3 – O Encontro Inicial – parte 2
Continuamos a conversa sobre o encontro inicial. Consideramos o que significa colocar a confiança em Cristo e que tipos de expectativas se deve ter.
Aula 4 – Trabalhando por Mudança – parte 1
Entre o começo e o fim, quais as características do “trabalho por mudança”? Consideraremos os elementos chaves, inclusive a obtenção de atualizações, trabalho de preparação e continuamos explorando a demanda.
Aula 5 – Trabalhando por Mudança – parte 2
Continuamos nossas conversas sobre o conteúdo de nossas reuniões de aconselhamento. Consideramos o que significa empregar estratégias redentivas.
Aula 6 – O Encontro Final Como Concluímos o Aconselhamento?
Como você sabe quando fechar o pacote? Consideramos dois elementos chave para a sessão final: a revisão de temas centrais do aconselhamento e o planejamento para um cuidado constante.
Aula 7 – Rumo a uma Cultura de Discipulado
Consideramos o que significa desenvolver uma cultura de discipulado na sua congregação.
GILSON SANTOS
Aula 1 – O Cuidado PastoralReferenciando-se, sobretudo, pela prática ministerial de Jesus Cristo, pretende-se definir aspectos do cuidado pastoral (pastoral care), tanto em sua dimensão pública (ou comunitária) quanto privada (pessoal).
Aula 2 – O Aconselhamento Pastoral
Busca-se definir e situar o aconselhamento dentro da prática poimênica, explicitar o seu alvo, as atitudes bíblicas fundamentais para o seu exercício, e a sua natureza dentro do ministério amplo no corpo de Cristo.
Aula 3 – A Maturidade Cristã
Busca-se definir biblicamente a maturidade cristã como alvo do aconselhamento pastoral, qualificá-la e estabelecer Cristo como paradigma de uma pessoa humana madura. Contrastar maturidade e estilos de vida egocêntricos, e situar os processos de conscientização e subjetivação como indispensáveis ao amadurecimento.
Aula 4 – Maturidade e Responsabilidade
Busca-se definir e relacionar o binômio maturidade e responsabilidade, definir e distinguir as reações humanas, e situá-las nos processos de conscientização e subjetivação.
Aula 5 – O Sigilo Ministerial e a Privacidade Informacional
Busca-se definir o sigilo da atividade ministerial e a privacidade informacional, identificar a legislação específica acerca de tais institutos jurídicos, e os limites éticos para a sua ruptura.
HEBER CARLOS CAMPOS
Desenvolverá suas aulas apresentando definições bíblico-teológicas do ofício presbiteral, fazendo a distinção entre o ofício bíblico e os dons para ministério. Suas aulas serão desenvolvidas em 4 temas, a saber:Aula 1 – Dom de Governo
Aula 2 – Dom de Pastoreio
Aula 3 – Dom de Ensino
Aula 4 – Dom de Pregação
FRANKLIN FERREIRA
Suas aulas visam conceituar a catequese pastoral, ilustrando tal prática no ministério de Martinho Lutero e Richard Baxter e desafinado presbíteros e mestres a redescobri-la na atualidade. Seus temas serão os seguintes:Aula 1 – Desafios do Contexto Urbano no Brasil/Discipulado e Catequese
Aula 2 – Martinho Lutero e a Catequese
Aula 3 – Richard Baxter e a Catequese I
Aula 4 – Richard Baxter e a Catequese II
SILLAS CAMPOS
Desenvolverá a noção de chamada para o ministério, apresentando seus elementos objetivos e subjetivos e oferecerá características bíblicas que devem marcar o ministério pastoral.Aula 1 – A Chamada ao Ministério Pastoral
Como saber se você é negligente, intrometido ou chamado ao ministério pastoral.
Aula 2 – O Pastorado Saudável (ou 7 marcas do pastorado saudável)
Uma igreja saudável começa com um pastor saudável. Sete marcas da saúde pastoral.
Aula 3 – Verdades que o Pastor Nunca Deve Esquecer
Quatro princípios bíblicos e poderosos para fortalecer pastores em tempos de crise.
TIAGO SANTOS
Oferecerá um modelo bíblico do ministério pastoral, apresentando como paradigma o ministério do apóstolo Paulo em Tessalônica, com base em 1 Tessalonicenses 2 e 3.Aula 1 – Um Modelo Bíblico de Pastorado
Um estudo sobre o trabalho pastoral de Paulo em Tessalônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário