Emanoella Mesquita
Jesus deixa-nos esta palavra "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e poda os ramos que dão fruto, para que produzam ainda mais fruto. Ele já limpou vocês, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, eu permanecerei em vocês. Pois nenhum ramo pode dar fruto quando está separado da videira. Nem vocês podem produzir frutos se não permanecerem em mim” Jo 15:1-4.
Estava lendo um texto que falava sobre compreender se um relacionamento pode ser da vontade do Senhor e veio rapidamente em meus pensamentos a questão dos bons frutos. Nisso Jesus ensina a analisarmos com sabedoria até racionalmente bem tudo! Então lembrei-me um pouco da vida como verdadeiros cristãos.
Jesus é a videira verdadeira, pois existem outras videiras assim como no cultivo de vinhas que não produze com excelência um bom fruto e um bom vinho! Mas quando li, sobre um tipo de videira existia a melhor espécie era comparada como a verdadeira por ter a excelência nos frutos e no bom vinho!
O agricultor necessita ter bons resultados, Ele quer o seu plantio com rendimentos satisfatórios, não sou especialista, mas o rendimento está nos frutos e não qualquer fruto, mas nos bons frutos!
Ao analisar os frutos queremos e devemos ter qualidade, pois todo aquele que está com a videira verdadeira produz bons frutos! O agricultor também aguarda o seu crescimento constante! Profundo! Já passando para o dia-a-dia como cristãos os frutos são as posturas diante os acontecimentos da vida, os relacionamentos diários, as decisões tomadas o testemunho pessoal que temos!. Será que estamos dando bons frutos já que fazemos parte da videira verdadeira?
Isso para quem já conhecer a videira verdadeira (Jesus), não se restringe apenas como somos dentro de uma congregação, mas se estende ao seu relacionamento com a família (pais, cônjuges, irmãos), ambiente profissional, lugares que dedicar-se aos estudos e por onde vais!
E ai vem às raposinhas, que tentam estragar e até acabar com as vinhas (Ct 2:15), começa comprometer a raiz, o alicerce e vemos a vinha definhando! As raposinhas é qualquer coisa que tenta afastar, abalar, acabar com a boa produção dos frutos! Lá em Cânticos dos cânticos, diz que as vinhas estão em flor! Ou seja, são belas além de dá bons frutos. Talvez com bom aroma!
Nisso, Jesus, parecer até duro em seus versículos, pois Ele espera que a videira dê frutos e não dando frutos, Ele corta! Além de podar aqueles que dão frutos, para produzir mais frutos!. Na verdade é apenas o cuidado necessário, já que estamos com está videira e tem que ter vida! E como bom lavrador (agricultor), Ele limpou e limpa pela palavra, que é o bom adubo tratando a vinha!
Mas por fim, os versículos alertam também aqueles que nem estão com a videira, pois para dá bons frutos, não podemos estar separado da videira, ou seja, de Cristo! E todos devem está com esta videira verdadeira com o bom lavrador que limpa, cuida, nos enxertar nela e além de instruir para não deixar nos atingir pelas raposinhas. Pois tudo aquilo que nos impossibilitar gerar bons frutos não está na vontade de Deus.
Versículos base: João 15:1-4 (capitulo 15 todo muito bom), Ct 2:15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário