sábado, 27 de abril de 2013

Eu apoio Marco Feliciano


E Pr. Rodrygo S. Gonçalves já tenho me posicionado através do facebook, mas acho que só isso é pouco, tenho participado de alguns debates a respeito do assunto, e quero expressar minha opinião, é importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Estive na ultima 41ª AGO (Assembleia Geral Ordinária) da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil), onde foi aprovado uma moção de apoio pela permanência do deputado Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos, eu votei assim como todos os pastores que de forma unânime em defender o apoio a Feliciano. Não poderia ser diferente, pois quando eu o apoio, não estou apoiando a ele como pessoas, mas a ideais que ele está defendendo, ideais estes que são bíblicos, são valores que deveriam ser para todos os cristãos inegociáveis, por isso a unanimidade, que neste caso não é burra!

Existe toda uma jogada política por traz de tudo isso, a mídia abafa o que quer e mostra muita coisa distorcida e dessa forma influência a maioria das pessoas. Vejo tudo isso como permissão de Deus, pois através desse casso uma igreja mais militante está se levantando e pessoas antes omissas sobre política estão se pronunciando.

Na segunda carta de Paulo a igreja em Coríntios no capitulo 4 e verso 3 ele afirma: “o deus deste século segou o entendimento de alguns”, isso é a mais pura verdade, pois coisas antes abomináveis estão sendo consideradas normais, e a igreja está se conformando, se esquecem que o mesmo Paulo escreveu em sua carta aos romanos no capitulo 12: “não vos conformeis com este mundo, mais transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”, renovar o entendimento não tem haver com aceitar o pecado, mas em estender que precisamos influenciar com os valores cristãos a sociedade, que está virando um caos, e ainda tem cristão que acham que a igreja não pode se meter na política, que preserva o meio ambiente não é missão nossa, entre outros.

Eles antes queriam que acabassem as agressões, concordo! O artigo 5º, da Constituição Federal, defende-os, e a Bíblia também como seres humanos; depois quiseram respeito, perfeito! Crio que eles merecem respeito, mas isso não me isenta de ensinar a verdade; agora querem, direitos exclusivos em detrimento dos direito de outro, fazendo desta forma a constituição ser redundante em defende-los, e contraditoria em nos obrigar a aceitar isso como normal sem nos dar o direito de opinar, ferindo ela própria em nos calar, e fazendo assim com que nem todos sejam iguais perante a lei, mas uns sendo mais protegidos que outro, sem falar da liberdade de credo.

Na reunião de líderes, mais cedo, PSB, PC do B, PSOL, PDT e PPS foram enfáticos nas críticas a Feliciano. Dos grandes partidos, apenas os líderes de PMDB e do PSD minimizaram as manifestações de protesto e disseram que, regimentalmente, o deputado tem o direito de permanecer à frente da comissão.

Representante do PSB no encontro, o deputado Glauber Braga (RJ) propôs que o PSC fosse transferido para o comando de outra comissão. Contrariado, Feliciano ressaltou aos líderes que só iria deixar a presidência do colegiado caso os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP), ambos condenados no processo do mensalão, saíssem da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A declaração foi relatada após a reunião pelos parlamentares Ivan Valente (PSOL-SP) e Rubens Bueno (PPS-PR).

Depois de participar da Convenção das Assembleias de Deus do Brasil, em Brasília, Feliciano foi indagado a respeito da fala sobre os petistas condenados no julgamento do mensalão. "Eu disse isso? Está gravado", respondeu. O deputado do PSC não quis fazer mais comentários sobre o assunto.

Não concordo com tudo que o Pr. Marco Feliciano diz e faz, mas Deus o colocou nesta posição para que tudo isso viesse a tona e para que a igreja acordasse.

Ouçam o jornalista Alexandre Garcia, que foi demitido da rede globo por ter falado a verdade:



"CHEGAMOS À ÉPOCA EM QUE O HOMEM TEM MEDO DE FALAR A VERDADE PARA NÃO SER PREJUDICADO E TEM VERGONHA DE DIZER QUE É HONESTO PARA QUE NÃO RIAM DELE."

É triste constatar que o conteúdo desta reportagem só atinja 5% do eleitorado inteligente, pois os 95% restantes, que compõem a MANADA, continuarão a eleger e compactuar com a corja que assola nosso país... que continua DEITADO em "berço esplêndido!" !
Pr. Rodrygo Gonçalves

Fonte de algumas falas: g1

sábado, 20 de abril de 2013

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO MEU NÚCLEO MISSIONÁRIO

Talvez as pessoas que frequentam os núcleos não tenham a real proporção do valor que cada reunião de pequenos grupos representa para cada um, para a Igreja e para o Reino de Deus. Por isso, provoco cada líder para refletir:
1. Qual o propósito desta reunião de núcleo?
2. Qual o meu propósito para esta reunião?
3. O que Deus quer fazer nesta reunião?
Você talvez esteja perguntando o porquê de tudo isso, eu digo que é para alinharmos nossos sentimentos e nossa fé, para que estejamos unidos em propósito e juntos ligados na Videira Verdadeira: JESUS CRISTO.

Nesta semana, peço que vocês compartilhem com cada pessoa a importância de ela estar no núcleo, os frutos que vem de uma reunião tão abençoada. Relembre como foi a sua primeira vez, volte ao seu primeiro amor ao núcleo, para que assim você transmita esse amor às pessoas, afinal os núcleos têm razão de existir por causa das pessoas que neles estão. Tendo consciência disso, juntos poderemos sentir o amor de DEUS em cada reunião.

Provoque a reflexão junto com eles sobre o porquê de cada um querer estar ali, busque testemunhos de transformação, capturem o que há de bom em cada pessoa que ocorreu justamente por ela estar em um núcleo.

Sentimentos de ajuda, amizade, sinceridade companheirismo podem ser enfatizados, demonstrando o valor de ser membro de um núcleo. Volte aos sentimentos mais primitivos e simples que o motive e também as pessoas a estarem nas reuniões.

Entenda que a proposta não é propriamente ensinar algo novo, mas sim avivar algo que já existe no núcleo como a comunhão e a amizade. Busque deixar vivo no coração de cada um o principal motivo da reunião que é buscar a Deus e compartilhar seu amor e ensinamentos em cada reunião.

Dito assim, vamos então a uma pequena explanação.

Qual o propósito dessa reunião?

A resposta está escrita em Atos 2.46: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”.

O Núcleo é uma estratégia para que o amor de muitos não se esfrie, pois lado a lado cada um dá suporte para que o seu próximo persevere na sua vida com DEUS. Por isso que as ligações para cada membro é tão importante, pois eles se sentem parte de uma família, como o membro de um corpo.

Os Apóstolos aprenderam que a comunhão do partir do pão é tremenda para compartilhar do Amor de DEUS, pois nos momentos da praia em que comiam peixe com Jesus, eles eram altamente ministrados, pois observavam Jesus servindo eles e como igual a eles ensinavam sobre o Evangelho do Reino de Deus, além de proporcionar o florescimento de sentimentos edificantes no “lanche” com os irmãos, pois vem à vontade de servir e a alegria de fazer isso brota no coração.

E o mais importante, as atitudes são maravilhosas por causa da singeleza de coração, sendo que o sentido de singelo pode ser entendido como simplicidade oucomo lisura, ou seja, transparência, sinceridade, franqueza. Assim o servir e compartilhar tem que ser sincero, sem mágoas, sem ressentimento ou rancor.

Perseverando pelo quê?

Perseverando na fé e na mensagem que o Apóstolo Pedro havia anunciado em Atos 2:16-36, neste ponto peço que leiam, reflitam e passem para o núcleo.
O efeito da mensagem de Pedro levou ao seu público entender a gravidade e importância que foi a Morte e Ressurreição de Cristo Jesus

Sabe qual foi o resultado desse discurso?

“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” Atos 2:41

Como congregar essa nova e imensa Igreja?

Na Perseverança, Comunhão, Compartilhar e ORAÇÃO, essas três palavras são a base para a vida de uma Igreja, assim foi para os irmãos contemporâneos aos Apóstolos, conforme descrito no livro de Atos 2:42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Sabe qual é o resultado de tudo isso?

Como os irmãos viviam o Amor de Deus, sendo algo presente no cotidiano deles, suas atitudes passavam a refletir o caráter de Deus (a exemplo das “bem-aventuranças” listadas em Mateus 5) e isso é muito mais que uma pregação, pois os quase três mil irmãos refletiam Cristo para o povo daquela época, eram verdadeiras Cartas Vivas de Cristo, pois
 Confrontava o angustiado, porque enxergava a Paz de Cristo no rosto de cada irmão,
 Confrontava o aflito, pois ele enxergava Esperança no rosto de cada irmão,
 Confrontava o religioso, pois ele enxergava Amor Abundante no rosto de cada irmão,
Qual o impacto disso?

"Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar". Atos 2:47

Ou seja:
 O angustiado recebia a Paz de Cristo e era acrescentado a Igreja,
 O aflito recebia a Esperança da parte de Deus e era acrescentado a Igreja,
 O religioso era quebrado pelo Amor de Deus e era acrescentado a Igreja
Esses são os (1) sentimentos, (2) atitudes e (3) virtudes que devem permear em nossas reuniões de Núcleos Missionários.

Você foi comissionado para essa grande obra, juntos nós podemos mais, juntos poderemos acrescentar ao Reino de Deus Familias, Casas, Conjuntos Residenciais, Bairros e Cidades para Jesus, basta realizarmos um com o outro a (1) Perseverança, (2) a Comunhão, (3) o Compartilhar e (4) a ORAÇÃO.

PROVA DO PODER DOS PEQUENOS GRUPOS

A Noruega, um dos países mais ricos do mundo, deve ser grata a Deus pela vida de um homem no século XIX, o fazendeiro Hans Nielsen Hauge, pois em sua época não havia essa prosperidade.

O país era pobre e passava por crises de fomes de âmbito nacional, não era uma nação desenvolvida, tinha poucas escolas e universidades, e era um conjunto de vilarejos de pescadores e um amontoado de pedaços de terra voltados para a agricultura de subsistência.

Em sua época era restrita a pregação da Palavra de Deus, contudo mesmo assim ele insistia em Pregar a Palavra de Deus, e muitos ouviam e criam no Evangelho, e em menos de 3 décadas Hauge implantou mais de 1.000 grupos familiares em uma nação que a época tinha 800.000 mil habitantes.

Esses Grupos Familiares se reuniam para orar e estudar a Palavra de Deus, eles se tornavam mais próximo de DEUS e uns dos outros (o que isso lhe lembra?).

E os líderes desses pequenos grupos perceberam que podiam fazer muito mais e, como eles haviam desenvolvidos o dom da comunicação e liderança, passaram a influenciar o Estado e a Aristocracia da época. Esse foi o início de uma grande transformação nesse País.

Registre-se que tais líderes eram camponeses que adquiriram suas habilidades e experiências em pequenos grupos.

E aí?! O que achas de tudo isso? Acredite que você pode influenciar Belém para Cristo!

Clayrton Silva
Pastor dos núcleos missionarios de Jovens em Belém
Contato: clayrton.silva@gmail.com

terça-feira, 16 de abril de 2013

De Volta: Resultado final das Eleições da CGADB 2013







Chegamos de Brasília neste sábado dia 13, estivemos participando como mesário da 41ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) pela chapa do Pr Samuel Câmara. Foi um tempo muito bom onde discutimos vários assuntos, mas também presenciei muita coisa que me entristeceu, assuntos que prefiro não comentar, pois não edificam.

A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) vai continuar sendo presidida pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa (SP). A mesa diretora da Convenção Geral e membros do Conselho Fiscal foram escolhidos democraticamente pelos pastores e evangelistas filiados, nesta quinta-feira (11), em votação ocorrida no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O pastor José Wellington Bezerra da Costa obteve 9.303 votos válidos e Câmara, 7.407. Votos brancos totalizaram em 162 e 175 foram os votos nulos. Em instantes, este blog publica o resultado oficial de todos os cargos da mesa diretora.

Presente na apuração e reconhecendo a vitória de pastor José Wellington, Câmara parabenizou o pastor Wellington, desejando sucesso e a direção de Deus em mais um mandato como presidente. 

Seguem abaixo os dados finais da apuração das eleições para Mesa Diretora e Conselho Fiscal da CGADB para o quadriênio 2013-2017:hotéis pousadas

Presidente:
1) JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA (SP) – 9.003
2) SAMUEL CÂMARA (PA) – 7.407


1º Vice-presidente (Região Sul
1) UBIRATAN BATISTA JOB (RS) – 8077
2) IVAL TEODORO DA SILVA (PR) – 7558


2º Vice-presidente (Região Centro-Oeste)
1) SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA (MT) – 7916
2) SÓSTENES APOLOS DA SILVA (DF) – 7505


3º Vice-Presidente (Região Norte)
1) GILBERTO MARQUES DE SOUZA (PA) – 6.995
3) JONATAS CÂMARA (AM) – 6.860


4º Vice-presidente (Região Nordeste)
1) JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS (AL) –  7.967
2) PEDRO ALDI DAMASCENO (MA) – 7385


5º Vice-presidente (Região Sudeste)
1) TEMOTEO RAMOS DE OLIVEIRA (RJ) – 8252
2) ELYEO PEREIRA (RJ) – 6.897


1º Secretário (Região Sul):
1) PERCI FONTOURA – 7.624
2) NILTON DOS SANTOS – 7.459


2º Secretário (Região Centro-Oeste)
1) ANTONIO DIONIZIO DA SILVA – 8.122
2) LUCAS ARAÚJO DE SOUZA – 6.999


3º Secretário (Região Norte)
1) PEDRO ABREU DE LIMA – 7.523
2) OTON MIRANDA DE ALENCAR – 7.222


4º Secretário (Região Nordeste)
1) ROBERTO JOSÉ DOS SANTOS – 7.405
2) MANOEL MONTEIRO – 7.224


5º Secretário (Região Sudeste)
1) JONAS FRANCISCO DE PAULA – 6.883
2) ISAIAS LEMOS COIMBRA – 6.054


1º Tesoureiro (Região Sudeste):
1) IVAN PEREIRA BASTOS – 7236
1) JOSIAS DE ALMEIDA SILVA – 7002
3) REGINALDO CARDOSO DOS SANTOS – 1.492


2º Tesoureiro (Região Sudeste):
1) ALVARO ALEN SANCHES – 7.868
2) NEHEMIAS GASPAR DE ARAÚJO – 7.674


Conselho Fiscal:


1ª Região (Região Sul):
1) JERÔNIMO DOS SANTOS – 8.202
2) JOSÉ POLINI – 7.243


2ª Região (Centro-Oeste):
1) GEOVANI NERES LEANDRO DA CRUZ – 7.977
2) RINALDO ALVES DOS SANTOS – 7.265


3ª Região (Norte):
1) JOEL HOLDER – 4.994
2) JEDIEL LIMA – 7.161
3) ISAMAR PESSOA RAMALHO – 2.595


4ª Região (Região Nordeste):
1) ISRAEL ALVES FERREIRA – 7.232
2) ANTONIO JOSÉ DIAS RIBEIRO – 7.935


5ª Região (Região Sudeste):
1) EDSON EUGÊNIO VICENTE – 6.163
2) LUIZ CEZAR MARIANO SILVA – 6.278
3) SAMUEL RODRIGUES – 1.986

Fontes:
Fronteira Final - Atualização dos números via CPAD News

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Rumo a Brasília. Convenção de Pastores da CGADB

Eu estou indo amanhã para Brasília, vou participar da 41ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), que acontecerá nos próximos dias 08 a 12 de abril em meio a uma disputa polêmica e polarizada, marcada por ações judiciais, por isso peço oração.
A AGO definirá o próximo presidente da convenção Assembleias de Deus a CGADB, e disputam a eleição o pastor José Wellington Bezerra da Costa, que busca a reeleição; o pastor Samuel Câmara, que é o principal oponente de José Wellington; e outros pastores de menor expressão no cenário nacional das Assembleias de Deus.

Essa é a primeira vez que há uma disputa acirrada pelo cargo desde que José Wellington chegou ao poder: Na eleição, irão votar 24 mil pastores. Há denúncias de irregularidades nas inscrições para o colégio eleitoral. Uma comissão analisa o caso, muitos pastores que apoiam o Pr. Samuel, simplesmente tiveram seus nomes retirados.

Pr.  José Wellington

Aos 78 anos, o atual presidente da CGADB lidera a Assembleia de Deus Ministério do Belém (SP), e está próximo de completar 30 anos no cargo. Em 1989, José Wellington renunciou à presidência para poder disputar o cargo novamente na AGO seguinte, e o fato foi visto por muitos como uma forma de burlar o regulamento em vigência à época.

Recentemente, seu principal crítico comentou o episódio e afirmou que José Wellington se manteve no cargo às custas de alterações diversas no estatuto da convenção. Pela primeira vez na história da CGADB, um presidente renunciou ao cargo numa manobra para burlar a proibição estatutária que vetava a reeleição. Três meses depois, ele mesmo estava concorrendo à reeleição em São Paulo. Daí, ficou fácil ferir a história, reformar várias vezes o Estatuto para ficar no poder até hoje e ainda estar buscando se reeleger pela 11ª vez.

A Redação do +Gospel entrou em contato com a assessoria de imprensa de José Wellington para solicitar uma lista com as propostas do pastor para um eventual novo mandato, porém não obtivemos resposta. No vídeo abaixo, o pastor deixou uma mensagem aos eleitores:

A chapa de José Wellington chama-se “Amigos do Presidente”, e é formada por aliados políticos na CGADB que querem a reeleição do pastor. Saiba mais sobre o atual presidente da CGADB acessando josewellington.com. Veja abaixo, os nomes dos integrantes da chapa:

Pr. Samuel Câmara

Líder da Assembleia de Deus de Belém do Pará, disputa novamente a eleição para presidente da CGADB, é o principal adversário político de José Wellington, e lançou durante o ano de 2012, um livreto em que listou suas propostas para a convenção assembleiana. Câmara afirmou à época do lançamento que o livreto era de leitura obrigatória para os pastores assembleianos que votarão nesta edição da AGO.

Câmara propõe que haja rotatividade dos presidentes da CGADB, de forma a permitir “a vitalidade, a renovação e a integração nacional”, para segundo ele, permitir o surgimento de novas ideias e líderes: “A História nos ensina que a permanência no poder de um único líder por muito tempo destrói a liderança das gerações seguintes”, afirmou.

Entre as demais propostas, estão a criação de uma rede de rádio e TV próprias da Assembleia de Deus no Brasil; expandir a evangelização no Brasil e no mundo com novas estratégias; descentralizar a administração da CGADB montando um escritório em cada estado; transformar a Faculdade da Assembleia de Deus num centro de excelência em consultoria e assessoria às Igrejas e convenções; entre outras que podem ser consultadas no livreto. Para baixá-lo, clique aqui. Saiba mais sobre o candidato acessando pastorsamuelcamara.com.br.

A chapa formada pela candidatura do pastor Samuel Câmara à presidência chama-se “CGADB para Todos”, e conta com os seguintes nomes:


Disputas Judiciais

No início de 2013, o pastor José Wellington convocou uma reunião com a presença dos pastores Samuel Câmara, Ivan Pereira Bastos, Sóstenes Apolos da Silva e Jonatas Câmara para responderem às acusações de quebra de decoro durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que tratou da reforma do Estatuto da Convenção Geral, em abril de 2012 na cidade de Maceió-AL.

Segundo Sóstenes Apolos, a intenção de José Wellington era que a Mesa Diretora da CGADB os excluíssem da eleição que será realizada nos próximos dias, e classificou a iniciativa como “tentativa” de frear a candidatura de Samuel Câmara.

A chapa “CGADB para Todos”, liderada por Câmara, entrou com uma ação liminar na Justiça, pedindo a suspensão da convocação feita por Wellington, postergando-a para após o encerramento da AGO, que acaba no dia 12 de abril. A íntegra da liminar pode ser conferida neste link.

“A CGADB recebeu a citação da liminar suspendendo o processo de disciplina contra eles e garantindo que os quatro poderão ser candidatos normalmente em abril deste ano”, afirmou o pastor Sóstenes.

De acordo com o jornalista Felipe Patury, colunista do site da revista Época, recentemente o pastor Câmara moveu uma ação para garantir que as informações relativas aos inscritos fossem divulgadas.

“O pastor Samuel Câmara obteve no Pará uma liminar determinando a abertura dos dados relativos às inscrições dos 22 mil pastores que votarão na eleição, marcada para o início de abril. Câmara quer saber se todos pagaram o registro cobrado dos eleitores. Enquanto o presidente da Convenção, José Wellington, que tenta mais um mandato, cassava a decisão no tribunal do Pará, Câmara ganhou a causa no mérito”, noticiou o jornalista.

Diversas outras disputas judiciais relacionadas aos pastores Samuel Câmara e José Wellington e a própria CGADB estão tramitando.

Enfim...

O resultado da eleição deverá ser divulgado pela CGADB antes do final da AGO, pondo fim à uma disputa que se estende há pelo menos um ano, quando as movimentações políticas internas das Assembleias de Deus começaram a tomar corpo.

Isso tudo nos deixa tristes, mas vamos até com simplicidade e prudência para o meio desses lobos (Mt 10:16), sabendo que mesmo que lá a vontade do homem prevaleça terá sido pela permissão de Deus.
Pr. Rodrygo Gonçalves

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Nota de Falecimento - Pr. Carlos Oberto Neves

Passou a estar com o Senhor nesta manhã o Pastor Carlos Oberto Marinho Neves.

O amado pastor serviu como Missionário no Equador e desde 2008 coordenava os trabalhos da Igreja no Bairro do Curió-Utinga, pastoreando no templo da Pass. Elvira.


Casado com a Missionária Raquel Leal dos Santos Neves teve dois filhos Lays Michelle e Carlos Rafael.

Oremos pela família enlutada.

"Qual filho de seu lar saudoso,
Eu quero ir;
Qual passarinho para o ninho,
Pra os braços Seus fugir;
É fiel – Sua vinda é certa,
Quando… Eu não sei.
Mas Ele manda estar alerta;
Do exílio voltarei."

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Pastoreio dos Pequeninos (Tema para Núcleos Missionários)

Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste. Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido. Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos. 
Mateus 18:10-14 (ARA)
CONTEXTO

   Esses versículos estão no 4º discurso de Jesus (capítulo 18 e 19) que Mateus registra no seu Evangelho, onde descreve o caráter dos verdadeiros discípulos do SENHOR. 

PROPÓSITO DO DISCURSO

   Ensinar aos discípulos que no Reino dos Céus não se trata de posição ou status, controle, indiferença ou intolerância ao próximo. Ao contrário disso, trata-se de acolher, receber, cuidar, servir e não escandalizar no exercício desse serviço (Mt 20:28).

QUEM SÃO OS PEQUENINOS 

   Se lermos versículos anteriores (Mt 18:1-5), perceberemos que a palavra “pequenino” surgiu em resposta a pergunta: Quem é o MAIOR no Reino dos céus? Para tanto Jesus chamou uma criança para responder, e a sua resposta não teve como alvo uma simples explicação, mas sim um discipulado de humildade quanto ao orgulho do coração dos seus discípulos.

   Orgulho? Por quê? Os discípulos reconheciam que Jesus é o “Ungido de Deus”, o Messias, o Filho de Davi, o que reinaria sobre Israel. Assim, a expectativa de todos era que Jesus fosse tirar Israel sob o domínio Romano, assim como Deus havia tirado sob o domínio Egípcio, tinham expectativa de um reinado político e não espiritual. 

   Então havia a dedução que Jesus se colocaria como Rei político sobre Israel. E eles como seus assessores. Fato este comprovado em versículos posteriores quando a Mãe de João e Tiago pede para Jesus que eles assentem um a sua esquerda e outro a sua direita de Jesus quando do Seu Reinado. 

   Pois foi justamente contra tudo isso quando disse: 
Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. 
Mateus 18:3-5 

Nessas palavras Jesus revela a natureza do seu Reino que está baseada na humildade simples e confiante de uma “criança”, que no contexto judaico trata-se de uma criança de 12 anos ou menos, que não tinha posição ou status social significativo.

   Neste ponto, conclui-se que “pequeninos” são aqueles que se humilham diante de Deus independentemente da sua posição na sociedade ou na Igreja, por isso deduz-se que não há status diante de Deus, não há diferença entre maior ou menor diante de Deus, pois Ele indistintamente AMA A TODOS. 

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Mateus 11:29
 QUEM CUIDA DESSES “PEQUENINOS”?

   O SENHOR dá a sua IGREJA o dever de cuidar dos seus “pequeninos” quando diz:
 E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. 
Mateus 18:5
   Então para receber Jesus em nossas vidas é receber os seus “pequeninos”. Isso implica que à medida que o SENHOR nos dá grau de influência na sociedade e na Igreja é para o PROPÓSITO PRIORITÁRIO DE CUIDAR daqueles que buscam ao SENHOR, que se humilham na sua presença, cuidar daqueles que cansaram de olhar a podridão do mundo e passaram a olhar para alguém Santo como DEUS, que decidem se congregar para viver entre irmãos, crendo que encontrará Paz, Amor e Esperança de transformação em sua vida.

   A Igreja foi chamada para cuidar dos que foram feridos ou frustrados, e no seio da congregação encontrar o verdadeiro sentido do amor, do cuidado, da verdade, do companheirismo. Para tanto é necessário que as pessoas vejam Cristo em nós, por isso sermos Cristãos.

   Isso tem um peso muito forte, pois em seguida ele vem tratar pontualmente daqueles que escandalizam os “pequeninos”, que creem nEle, dizendo ser melhor que se pendurasse uma grande pedra no pescoço e submergir nas profundezas do mar.
 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! 
Mateus 18:7
   E escandalizar não é simplesmente fazer pecar, é ofender, fazer errar, ser pedra de tropeço para os “pequeninos”.

NUNCA DESPREZAR, SEMPRE AMAR!

   Deus nunca desampara aqueles que creem em seu nome, pois diz que “os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste” (Mateus 18:10). Ou seja, mesmo que ofendamos alguém “simples”, ou alguém que não tenha a quem recorrer, ou que não saiba se defender, os anjos se apresentam na presença de Deus em prol dos escandalizados.

   Portanto, não devemos desprezar NENHUM dos “pequeninos” do SENHOR, afinal se queremos ser grande no Reino de Deus DEVEMOS SERVÍ-LOS.
 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque. 
Ezequiel 34:2-6 
   Isso é tão forte que JESUS esclarece o seu propósito na terra: “Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.” Mateus 18:11.

   Se quisermos ser igual a JESUS devemos atentar mais às suas palavras, POIS ele veio EM BUSCA DOS PERDIDOS.

E QUEM SÃO OS PERDIDOS?

   São justamente os “pequeninos” que decidiram jogar a toalha, desistir dos sonhos, que não atentam mais para o verdadeiro valor da vida, da sua salvação, são os que desistiram de amar, são os que não acreditam mais na sinceridade, são aqueles que não mais acreditam em DEUS, pois ao verem aqueles que se diziam “cristãos” lhe ferindo ou decepcionado se frustraram com a mensagem do Evangelho.

   Perceba que em Mateus 18:12 fala da ovelha que se desgarrou, ou seja, ela quis sair do meio do aprisco, do meu da Igreja, ela desanimou, ela desistiu.

   Neste ponto digo que muitas vezes julgamos, marginalizamos as pessoas por não atenderem nossa expectativa, e por elas não satisfazerem o nosso “padrão” a rejeitamos.

   Muitas vezes somos nós mesmos os culpados pelos seus erros, e isso é escandalizá-la. Devemos pois nos analisar para saber que fruto temos gerado, fruto de amor ou fruto de escândalo?

AGRADANDO A DEUS 

   Desta forma, encerro a mensagem, concluído que e quisermos verdadeiramente agradar o coração do SENHOR devemos fazer o que ele fez, sair da nossa zona de conforto, deixar o que já está ganho (as noventa e nove ovelhas) e ir atrás dos “pequeninos perdidos”, pois assim verdadeiramente agradaremos o SENHOR e expandiremos o Reino de DEUS.
E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.
Mateus 18:13-14
A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça.
 Ezequiel 34:15-16

RECOMENDAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS PARA MEDITAÇÃO 

Mateus 25:31-46; Ezequiel 18; Mateus 18:1-22; Mateus 20:24-28; Ezequiel 34
Clayrton Silva 
Contato: (91) 8129-7080 
clayrton.silva@gmail.com